Natureza viva


Proporções? O que é isso?
Na foto, da esquerda para a direita: Melão, courgete, courgete (do supermercado), abóbora

Made in Portugal

Já vai apetecendo...
Na imagem agulhas ROSA - fios para tricotar feitos em Portugal - e novelos de lã da casa Tricots Brancal.
Muitas são as marcas que nos rodeiam e que nem nem sempre nos apercebemos de que são nacionais. Uma grande parte surpreende e provoca-me um largo sorriso. Eis algumas:

Sapatos
Pablo Fuster
• Silvia Rebatto que não dispõe qualquer informação online, para grande pena minha
fly London
Aerosoles
Gino Bianchi

Têxteis lar
Coelima
Lameirinho que tem um texto interessante sobre "o regressso aos corantes naturais" para tingir os tecidos, aliás este site é no geral bem interessante.
Sotave

to be continue...

fb#24

22.8.06 · comentar
fabrics#24
Available at www.margapinta.etsy.com (Nota: os preços estão em dólares. Just convert)

Mobília de cartão: cheguei ao site através de uma montra na qual estava um módulo de gavetas de cartão. Esborrachei o nariz no vidro e consegui ver a morada.

Fui à Terra

Family stamps

Museu dos Lanificios - Covilhã

Covilhã - cidade serra



A viagem é sempre muito gratificante. Seja porque se revê a família, se partilham momentos únicos, se encontram coisas novas, se revêm outras, mas que ainda assim surpreendem sempre, ou simplesmente porque a terra é magnífica, sabe sempre muito bem a viagem. A Covilhã não sendo a minha terra natal - sou alfacinha de B.I. e de algum modo de estar - é a raíz de tudo. A minha História ( a primeira fotografia mostra o carimbo e agenda do bisavô por parte materna) começa lá e é de lá que trago motivações, imagens, objectos, histórias... enfim, uma panóplia de momentos ricos e que vou tentar partilhar neste post.
Sobre a cidade e sua História, a Wikipédia é sucinta e de correcta leitura. Pretendo destacar apenas que a palvra lanifícios é-me muito familiar. Durante anos e anos acordava (nas férias) ao som dos teares e com eles musicava palavras. Hoje as fábricas estão quase todas abandonadas e os edifícios imponentes degradados.
Nunca fui uma curiosa compulsiva da matéria. Era tudo natural demais para suscitar um interesse especial. Hoje em dia, com uma consciência mais apurada, consigo dar o valor devido ao facto de ser neta de industrias têxteis (pelas duas partes) e de poder abraçar fortemente a cidade berço de tal indústria.
Para conhecer objectos, história e viver "um pouco" uma fábrica (sem som), aconselho vivamente a visita ao Museu dos Lanifícios. Do fio ao tecido, do tingimento ao batedor, tudo nos é lá explicado.
E cá fora temos a Serra... Que cheira bem demais no Verão, mas que desta vez o frio abafou. Nada de passeios nocturnos para ver pirilampos. O melhor era mesmo estar em casa. Tive direito a umas aulas intensivas de crochet que não dispensaram o calor da braseira! Parece impossível, estamos em pleno Agosto, hoje até fui à praia, mas o arrefecimento de há dois dias atrás pedia mesmo uma braseira ligada ali em plena Serra da Estrela :)
E para completar o quadro, o testemunho de que a casa da avó B. é um mundo infinito e que de lá trago sempre a mala cheia! Já o tinha mencionado aqui. A última fotografia foi tirada no antigo quarto da costureira. Ainda restam restos e eu enchi a mala. Desta vez não trouxe saias como esta, mas quem sabe de uma próxima.

queijadas Ó pasteis

Figueira da Foz
Cada praia seu pregão. Na Figueira da Foz a Senhora de sempre (eu cresci e ela está na mesma com a sua voz aguda e inconfundível) equilibra na cabeça um grande cesto. Lá dentro as queijadas, os pastéis e ainda as maravilhosas Raivas que antes de se deixarem fotografar foram comidas. Acho que o nome se deve ao facto de serem muito duras - antigamente muito mais que hoje em dia - e de naturalmente enraivecerem qualquer um que as queira devorar. A fotografia da Senhora fica para a próxima...
Há ainda A Bolacha Americana , fina, estaladiça e igualmente devorável! (é tipo bolacha de gelado, mas muito melhor).
E no meio de tanta delícia, há a água gelada - que para minha sorte já não congela tanto os ossos - e as barracas lindas cujas lonas resistem, resistem, resistem, resistem, resistem

É frutóóóóóóóó Chocolate

kit praia
Amarelo sol + Verde calipo + Azul mar + Laranja Chapéu + Rosa Bikini + Roxo não sei bem do quê. É esta a paleta de cores para o colar de praia. E ao canto o meu fresco saco de chita da Rosa.
Pisar a areia é bom, os pés sorriem e até dizem que é esfoliante. Os cremes cheiram bem (utilizá-los de vez em quando no Inverno é uma boa estratégia para relembrar momentos bem veranescos), as conversas alheias são do mais desinteressante, mas curioso que há, a bola de berlim engordura as mãos, mas sabe melhor que bom. O café à saída é tão típico como os baldes para as crianças. Fazer nada às vezes é muito muito importante.

P.S. - ODEIO ter que ter coragem para tomar banho em água friiiia (depois do primeiro mergulho é bom, mas o primeiro custa MUITO!)

Restart


Available at www.margapinta.etsy.com

Actualizei 11MB de fotografias numa nova conta do Flickr. Foi um bocadinho cansativo... Foram 172 fotografias (na conta anterior eram um pouco mais) e ocupei de rajada 54% da capacidade mensal da conta. Perderam-se legendas, comentários e visitas, mas agora é um começar de novo. O universo do Flickr é-me útil, até porque de lá consigo ver muitas outras contas nas quais tenho interesse. Não valia a pena a revolta e juras do nunca mais. Margapinta again on Flickr! ah e sem links ;)