Tributo aos casacos

26.10.06 · 4 comentários
alfinetes de Outubro
Uma vez ouvi alguém dizer que os alfinetes estavam fora de moda. A pessoa parecia muito entendida nesta questão de moda, mas para mim objecto que que me prenda a atenção estará sempre in.
__

Ontem preenchi uma folha de ponto. Já não o fazia há quatro anos e devo dizer que foi das sensações mais estranhas dos últimos tempos. Entre a nostalia e o aperto da barriga que aqueles momentos de avaliação provocam, adianto que não achei muita piada... até o nome completo em MAIÚSCULAS tive que escrever, não fosse alguém com uma letra estranhíssima passar-se por outra.
E já que falo em datas, àqueles a quem melgo diariamente informo: já fez um ano que abandonei o lar materno para me aventurar na independência! E o que gosto muito de fazer? Ir ao supermercado e menos? Lavar a casa de banho. Já inventavam um robot específico para esta tarefa, não!?

Em terra

18.10.06 · 5 comentários
Estou por cá, mas a arrumar a casa, as ideias, "a varrer o chão", e qualquer outra expressão que seja sinónimo é bem vinda!

Quase de regresso mas...

12.10.06 · 4 comentários
... ainda com muitos posts para fazer. Do Rio não vou poder mostrar muitas fotografias porque a máquina SUMIU!!!! Não foi roubada, mas sumiu!! Primeiro fiquei deprimida com a perda das fotos, a seguir com a perda da máquina, mas agora já nem quero pensar nisso. Resta-me abrir muito os olhos e comer toda a paisagem para de seguida a gravar na minha memória.

Tenho medo de me tornar repetitiva, mas volto a dizer, agora com uma frase mais enfática: o Rio de Janeiro é de certeza das cidades mais bonitas que existem, um postal permanentemente.

Vou tentar roubar fotos da outras máquinas que acompanham a viagem para poder demonstrar visualmente que não estou a exagerar.

Rio de Janeiro 1

Num posto de internet público: Faltam 7 minutos para terminar o tempo. Um post muito breve:
O RIO É LINDO. Subscrevo todas as letras de músicas que falam marvilhas da cidade. Já fui ao Pão de Açucar e é de ficar boquiaberto mas também de pernas bambas no teleférico. Já pus o pé na areia e no mar e voltei a beber água de côco. Não adoro, é oficial.

comidinha boa

Restaurante Mineiro
Em S. Paulo há comida de todo o mundo. Já passei por japoneses, italianos, árabes e brasileiros, naturalmente. Ontem pela segunda vez jantámos no Mineiro onde servem pratos de Minas Gerais. O cardápio (não é cá lista ou menú) apresenta iguarias "pesadotas" para o jantar mas o Espírito de Minas cai bem a qualquer hora! É a água ardente que usam em Minas para as caipirinhas... A acompanhar, pastel de carne de sol.

Pinha
No Mercadão experimentei a pinha, que alcunhei de prima da anona, mas uma prima muito melhor, a prima por excelência.

pipoca em S. Paulo
Pela rua proliferam os carrinhos de bala, salgadinho e pipoca. Estas últimas por serem indústriais ficam estranhamente lisas, sem a forma de flor, tão mais engraçada.

Água de coco
Provei finalmente a tão mitica àgua de coco, mas sobre esta prefiro falar depois de a beber de novo no Rio de Janeiro, com mais calor. Não gostei, mas será que posso dizer isto?...

Oi?! Tudo legal

Edificio da Bienal de S.Paulo
Por cá o céu não fica azul nem por nada, facto bastante antipático quando a mala foi feita a pensar no sol...
Os dias têm sido passados maioritariamente dentro deste edifício, tão elegante por fora quanto por dentro. A montagem vai correndo. O pessoal não aparenta stress. Não se vê este ou aquele nervoso, a correr ou sequer a dizer que alguma coisa não vai ser possível fazer. Tudo numa boa! Tudo leal, tudo jóia. Nem sempre nos percebem e não é pouco comum acharem que somos espanhóis e por isso eu pergunto, não é suposto falarmos a mesma língua!? Quem diz rotunda percebe rotatória, mas o contrário não acontece. "Chávena é chinês". Chícara é português... É muito curioso viver todas estas situações e constatar todos estes pormenores linguísticos.

livraria-japonesa
Já deu para um ou outro passeio: Bairro da Liberdade (o bairro japonês) quem em determinados momentos lembra o Martim Moniz, mas que noutros o Japão, que não conheço mas imagino como é o caso da Livraria Fonomag. UMA LOUCURA!

Especiarias no Mercadão
Já passeamos também pelo Mercadão e enchemos o saco cheio de fruta tropical, esquisita, saborosa e vitaminada, especiarias infinitas e conversar um pouco com os vendedores.

A conversa também se desenvolve muito com os taxistas. Uns mais faladores que outros, mais simpáticos e curiosos que tais, mas já apanhámos muitos porque aqui é Taxi por tudo e por nada, não há outra hipótese eficaz. Há muito tânsito, a cidade é GRande, muito movimentada, barulhenta também e o taxi responde à necessidade de porta a porta.

Parque de Ibirapuera
Este é o Parque de Ibirapuera, onde fica o edifício da Bienal e onde se dão bons passeios quando não chove!

Voltarei em breve para mais notícias e fotografias.

P.S.- Em dia de eleição há leis excepcionais: não se pode beber álcool, por exemplo, tudo abre mais tarde, se abrir (os museus estão fechados), ninguém pode ser preso (mais extraordinário ainda, ninguém pode ser preso nos cinco dias anteriores e posteriores à eleição...)