Corte


Ainda sobre a Feira, saliento que no Domingo tivemos a maravilhosa presença da Siça que pela 3ª vez improvisou um salão e cortou cabelo sem parar do início ao fim da feira. A mim inclusive que, sem ter feito nenhum corte radical, consegui exacamente o que queria, coisa que com o meu cabelo nem sempre é fácil (raramente!). Obrigado Siça. Sugiro vivamente a experiência!

Siça Souza hairdressing - R. do ALmada , 40 , Lisboa - 213 463 173 sicaxsouza@gmail.com

Do fim de semana

LADRA-ALT-JUL'09-tenda
Matei saudades das feiras!
Obrigado a todas as visitas esperadas e inesperadas.
LADRA-ALT-JUL'09

brinco brinco

fb_203-8
Vão à Ladra Alternativa (que é já este fim de semana!), mas entretanto estão na loja.

O clássico

cesto-vime
Ainda sobre o vime, este saco, o clássico, que toda a gente tem ou teve ou vê em casa da avó ou da tia.
Manuel Ferreira, Artesanato em Bunho. Gosto especialmente do banco.

Talvez


Estava a tentar ganhar coragem para fazer uma série de cordas para levar à Feira. Já estou a ver o tempo apertado, mas fica registado o pensamento. É que os ditos são difíceis de fazer, dão nervoso miúdinho e o melhor mesmo é ir fazendo um a um, ao sabor de encomendas específicas.
Tenho pena que a ideia dos anéis não tenha resultado. O protótipo não resistiu tal como eu queria e abandonei a ideia, pelo menos naquele material (fio encerado). Os brincos são em fio de algodão que não me parecem adequado para um anel porque as mãos estão em constante actividade e o material iria facilmente degradar-se. Como uso pouco anéis tenho alguma dificuldade, às vezes, em prever situações e por isso deixo aqui uma pergunta, para quem usa anéis: "Tiram-nos sempre cada vez que lavam as mãos?"

Vime


Nunca explorei a técnica do vime (entenda-se: saber mais sobre e não executar), mas o facto é que me interessa, principalmente quando chega o tempo quente do Verão. Cestos, sacos, chapéus, esteiras, bancos, etc etc são alguns dos objectos que se produzem com esta técnica, mas as possibilidades e existências são inúmeras. Não é algo que esteja na moda ou à qual se dê muita atenção (por exemplo na disciplina do Design), mas não deixa de ser uma actividade que em tempos era bastante relevante e indispensável. De positivo destaco que é uma matéria prima natural, barata, limpa e em última análise ecológica (apesar de não saber como é o processo de tintagem - alguém sabe?).
Ao que parece no Sul ainda é dada grande importância à actividade e a Madeira é um tradicional centro de produção.
Há ainda o junco, que também se tece na mesma para acentos de bancos por exemplo. Ao que apurei, as diferenças estão exactamente na planta de origem da matéria prima (uma são os juncos, outra oriunda do vimeiro) que consequente e naturalmente podem produzir efeitos e modos de operar diferentes.
Ali (ou melhor em Belém) haveriamos de poder ver e saber mais sobre o assunto, quem sabe um dia.

cp_215

cp_215
Disponível na loja.
E bom fim de semana.

Quer


Quem visitar a Quer pode ver, para além dos inúmeros livros ou brinquedos maravilhosos, peças Margapinta. A loja tem também um blog onde podemos ir vendo as novidades (e já agora fazer uma grande whishlist!).

Cor

gargantilhas avesso
Não é novidade, gosto de cores. E muitas de preferência. Tive pena de não ter conseguido visitar Burano na minha viagem a Veneza, como fez a Alice e disfrutar daquela efervescência cromática toda. Fica em lista de espera de destinos a conhecer.
No último post fiz referência aos forros das peças, ei-los, do avesso.

Shop update





Acabo de actualizar a loja e a galeria com uma série de pulseiras e gargantilhas que em conjunto ou separado são, diria, vibrantes. Espero que gostem tanto quanto eu.
Concretizá-las não foi tão fácil como à partida me pareceu. Desafiaram os meus dotes auto-didáticos de costura mas ficaram bem feitas e forradas, para não incomodar e para que visualmente haja um forte contraste entre exterior e interior que é coisa que me agrada especialmente. Gosto dos forros que combinam ou contrastam com as peças e que em última instância dão vontade de virar a peça do avesso.
As gargantilhas estão na secção de colares, as pulseiras em outros e há mais brincos!