(Des)construção



Este post teria sido uma boa maneira de dar as boas vindas a 2011 mas atrasos sobre atrasos, só agora publico.

Por alturas do Natal recebi uma encomenda de um presente de três pares de brincos em que um par seria para uma mãe e os outros para as duas filhas (ainda crianças ou pré adolescentes). Dele para elas.
É com gosto que aceito uma encomenda personalizada. Ás vezes poderei não conseguir aceder ao pedido, mas na maioria da vezes abraço-a com entusiasmo apesar de poder ficar latente algum nervosismo já que a probabilidade de correr mal ou bem é de 50/50%. Se no briefing nos são dados muito poucos inputs, isto agrava-se. Terá que haver sempre uma pista qualquer, neste caso pedi cores que é sempre meio caminho andado para a peça ter qualquer coisa a ver com a(o) destinatária(o). A resposta foi, castanhos, laranjas, azuis, uma para cada uma.
Havendo uma loja aberta e não encontrando lá nada do que se deseja, depreendi que, e pedida que foi a exclusividade das peças, seria bom surpreender a pessoa e, porque não a mim mesma, com a execução de qualquer coisa nova e que pudesse abrir caminho (quem sabe) a novas colecções.
Depois de alguns desenhos e rabiscos na agenda e em folhas soltas - sou má nesta matéria porque não tenho um caderno específico para desenhos de peças, ou sequer sou exímia na disciplina do desenho - decidi que iria responder a uma vontade antiga de mexer de novo com esmaltes e juntar-lhe tecidos. Aliás não foi à toa que abri uma secção na loja para os esmaltes, eles terão que regressar brevemente (esta peça é só um início)
Ponto da situação então: tenho as tonalidades das peças definidas bem como os materiais a usar. Segue-se a escolha do tecido. Decidi que o melhor era procurar um padrão que reunisse de forma feliz as três cores "da família". E consegui. Encontrei-o na minha humilde colecção de tecidos, é africano e consegui-o em tempos aqui. Com ele já fiz também uma das minhas peças preferidas, é especial portanto, perfeito para uma encomenda especial também.
O passo seguinte foi o de escolher as formas para a base de esmalte. Em tempos desenhei uma série de silhuetas (eu sei que há formas já cortadas disponíveis no mercado, mas as minhas têm desenhos específicos, criados e medidos por mim, mas como queria muitos de cada apenas pedi a uma máquina que se dignasse a cortar-mos) às quais recorri para estas peças também.
Enquadramento encontrado seguia-se a tarefa de selecionar as partes do tecido com as cores pretendidas e depois testar as cores dos vidrados para baterem certo com os tons do tecido. Poderia optar por um contraste, mas neste caso não seria esse o objectivo. Teste sobre teste et voilá!. Pandat perfeito tal como eu queria.
O tecido entra então como pormenor e guia de cores. O esmalte brilha como só ele.
Depois das mãos sujas e muita lixa (esta parte eu adoro porque agrada-me o cheiro do metal das mãos) está tudo pronto para a secretária limpa onde faço os enfiamentos e conjugações de contas. Mas faltava ainda qualquer coisa, aquele "finalmente" que consigo sempre com a aplicação de contas de vidro ou missangas: Mais uma vez a busca pelas cores perfeitas, Aquelas! que ficam mesmo bem e não as outras que são mais ou menos. Selecionado o conjunto (de entre as centenas que tenho) há que as enquadrar nas formas já tão definidas e definitivas. Mais testes se somam ao trabalho e como diria a Rita "perdi a conta às vezes que comecei e desmanchei mas, ao fim de 3 dias, consegui finalmente acertar com o padrão. resumindo: a persistência compensa!". Neste caso não foram 3 dias naquela pequena tarefa, mas foram mais dias que esses no conjunto de tudo.



A frente estava feita, mas o verso também não foi esquecido e deixado ao acaso de um simples e desengraçado pigmento de contra esmalte, como é usual e recomendável em peças esmaltadas, mas quis personalizar ainda mais cada peça: martelei o nome correspondente à futura dona nos dois brincos com as minhas super letras de chumbo (estou viciada :)



Tudo estava como eu queria. As peças foram surgindo aos poucos e o meu sorriso foi alargando com uma certa certeza de que ele e elas ficariam satisfeitas, tal como eu. Tinha conseguido qualquer coisa de novo conjugando técnicas e materiais queridos e que todos juntos criam uma jóia Margapinta.
Os materiais por sim valem muito, mas a sua conjugação e harmonia é que o para mim conduz a um objecto perfeito e com uma certa frescura e que em última instância abre novos caminhos à pesquisa e criação de trabalho novo.

E no final de tudo como quantificar e objectivar o valor das peças? Esta é pois uma tarefa difícil e ingrata. Quantificar horas de trabalho e tentar resumir numa peça um conjunto enorme de variávies, sejam elas mais ou menos palpáveis, as horas de trabalho ou o valor de material, uma pesquisa (um exemplo) constante ou leituras que não se vêm, estudo de anos ou amores de sempre que justificam a existência do trabalho, é mesmo complicado.
Naturalmente que existem os protótipos (nos quais estas se poderiam enquadrar), os pseudo-protótipos, as peças que não saem do atelier, mas nestas ou nas seguintes há sempre muito trabalho, sempre. A repetição facilita alguns processos e dimuinui o tempo de outros, mas tudo o que está por detrás é difícil traduzir por miúdos.

E isto tudo é apenas e só para louvar o trabalho de quem cria, de quem produz, de quem desenha e de quem luta para que nem tudo apareça do nada, aos pontapés, às "resmas" e sem alma (ou apenas com alma mercantil).

Para finalizar o post e as peças, quis embalá-las em pequenos sacos do mesmo tecido usado na peça, o tal que reúne as três cores da família. A fita de cada um tem a respectiva cor pretendida. Só mais um pormenor, só e tanto.


Aqui podem ser vistas todas as imagens e com um tamanho mais simpático.

é pró Valentim!

Valentim4bl
Este ano não resisti ao dia que tantos comemoram com qualquer coisa mais do que simples palavras, o próximo dia 14 de Fevereiro: Fiz um colar derivante destes, com uma frase simples e comum, mas que diz tudo. O outro lado é esmaltado com cor de *mUrango*. Deles para elas ♥
Este é o modelo disponível, mas poderei personalizar o pedido, escrever qualquer outra coisa, usar uma data por exemplo e até usar outras cores, bastará para isso enviar um e-mail. Seguir as indicaçoes aqui.
Valentim3bl
Para inspirar corações, aqui fica esta música e esta. Lindas lindas.

dias


nevoeiro, originally uploaded by Margapinta*.

Dias de Inverno, com pouca visibilidade, febres à mistura e menos trabalho que o suposto.

Só três


uma mala, originally uploaded by Margapinta*.

Um pequeno update na loja, com duas malas e uma bandolete.